Você sabe que a Cooperativa adora manter um relacionamento próximo com seus cooperados, né? Estamos sempre preparados para atender você nos Postos de Atendimento, no WhatsApp, no chat on-line, nas redes sociais… Mas precisamos ficar atentos com nossa segurança. Você já ouviu falar do golpe do falso atendente?
Um número desconhecido ou um perfil falso nas redes sociais entra em contato se passando por um representante da Cooperativa. Essa pessoa irá inventar um motivo para pedir seus dados pessoais ou da sua conta e poderá usá-los para clonar seu cartão ou sua conta no WhatsApp, roubar seu dinheiro ou falsificar as informações.
Após clonar suas contas, o “falso atendente” também pode usar sua identidade para pedir dinheiro aos seus familiares ou amigos. Dessa maneira, mais pessoas próximas a você podem ser prejudicadas.
Outro golpe executado pelo falso atendente é o de entrar em contato para agendar a retirada ou entrega de novos cartões em lugares aleatórios, que não sejam nos Postos de Atendimento da Cooperativa. Assim, os criminosos podem convencer você a encontrá-los pessoalmente em locais perigosos, por exemplo.
Claro, a Cooperativa mantém contato com seus Cooperados, eventualmente, trazendo notícias e informações relevantes. Mas nunca solicitamos dados como a sua senha pessoal ou vamos até a sua casa para retirar cartões. Para ficar atento, é só lembrar do seguinte…
A Cooperativa NUNCA:
❌ Solicita – pessoalmente, por telefone, chat ou e-mail – as suas senhas de acesso (seja de conta on-line, aplicativo ou cartões);
❌ Solicita acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações de senhas;
❌ Agenda a entrega ou retirada de cartões em outros locais que não sejam os Postos de Atendimento;
❌ Publica links ou dicas em outros perfis.
Sabe aquele ditado “amigos, amigos, negócios à parte”? Pois então, ele também se encaixa aqui. O número e a senha do seu cartão são apenas seus, então nunca passe para outras pessoas, inclusive para conhecidos. Quando se trata da sua conta, segurança nunca é demais.
Para compras on-line, você pode criar um cartão virtual de compra única, no próprio App Ailos! Ele gera dados únicos para cada operação e evita a chance de clonagem. É só abrir o aplicativo, selecionar “Cartão virtual” e seguir os passos indicados.
Notou algo suspeito ou tem alguma dúvida? Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou ligue para o SAC 0800 647 2200. Seguimos juntos trabalhando pelo bem-estar e a segurança de todos os nossos cooperados!