Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

[De olho no golpe] Veja como identificar se o boleto é falso

Nós já explicamos por aqui sobre o golpe do falso atendente e falamos um pouquinho sobre alguns hábitos que você pode praticar para evitar o roubo de dados pessoais. Agora, trazemos mais uma dica fundamental para você evitar fraudes. E começamos com uma pergunta importante: você sabe quando um boleto é falso?

 

Como funciona o golpe?

O boleto falso é aquele que falsifica cobranças para fazer com que o seu dinheiro vá para a conta bancária do golpista. Isso acontece com a alteração da linha numérica e do código de barras.

4 dicas para não cair no golpe do boleto falso

1. Não confie em boletos enviados por desconhecidos.

Esta é a principal dica para evitar qualquer tipo de fraude. Sempre desconfie de cobranças feitas por números ou perfis desconhecidos, especialmente solicitadas com senso de urgência – ex: “precisamos que você pague hoje mesmo para evitar o cancelamento da sua conta”.

2. Confira se o início do código do boleto é o mesmo código da instituição financeira.

Os primeiros números da linha digitável de um boleto devem ser iguais ao código da instituição informado ao lado. Por ex: se você notar que o código do banco é 341 e o número do boleto inicia com 237, o boleto é falso.

3. Confira se o final do código do boleto é igual ao valor cobrado.

Por outro lado, os últimos dígitos do número do boleto são exatamente iguais ao valor que será pago. Se eles não condizem, o boleto também é falso.

4. Veja se os dados do beneficiário (quem irá receber o dinheiro) estão corretos.

Ao pagar o boleto por aplicativo, sempre irá aparecer na tela o nome do destinatário e outros dados dele. Confira com muita atenção e evite o pagamento na hora caso suspeite de algo.

Para garantir sua segurança, mais uma vez repetimos: a Cooperativa NUNCA:

❌ Solicita – pessoalmente, por telefone, chat ou e-mail – as suas senhas de acesso (seja de conta on-line, aplicativo ou cartões);

❌ Solicita acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações de senhas;

❌ Agenda a entrega ou retirada de cartões em outros locais que não sejam os Postos de Atendimento;

❌ Publica links ou dicas em outros perfis.

 

Recebeu um boleto suspeito ou tem alguma dúvida? Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou ligue para o SAC 0800 647 2200.

 

Palavras-chave
Evite Golpes
Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Nossos números oficiais são apenas receptivos e não realizamos nenhuma ligação por meio deles.

Telefonia: das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740. Conheça todos os nossos Canais de Atendimento.

Ouvidoria 0800 644 1100: das 8h às 17h, de segunda a sexta.
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png