Nós já explicamos por aqui sobre o golpe do falso atendente e falamos um pouquinho sobre alguns hábitos que você pode praticar para evitar o roubo de dados pessoais. Agora, trazemos mais uma dica fundamental para você evitar fraudes. E começamos com uma pergunta importante: você sabe quando um boleto é falso?
O boleto falso é aquele que falsifica cobranças para fazer com que o seu dinheiro vá para a conta bancária do golpista. Isso acontece com a alteração da linha numérica e do código de barras.
1. Não confie em boletos enviados por desconhecidos.
Esta é a principal dica para evitar qualquer tipo de fraude. Sempre desconfie de cobranças feitas por números ou perfis desconhecidos, especialmente solicitadas com senso de urgência – ex: “precisamos que você pague hoje mesmo para evitar o cancelamento da sua conta”.
2. Confira se o início do código do boleto é o mesmo código da instituição financeira.
Os primeiros números da linha digitável de um boleto devem ser iguais ao código da instituição informado ao lado. Por ex: se você notar que o código do banco é 341 e o número do boleto inicia com 237, o boleto é falso.
3. Confira se o final do código do boleto é igual ao valor cobrado.
Por outro lado, os últimos dígitos do número do boleto são exatamente iguais ao valor que será pago. Se eles não condizem, o boleto também é falso.
4. Veja se os dados do beneficiário (quem irá receber o dinheiro) estão corretos.
Ao pagar o boleto por aplicativo, sempre irá aparecer na tela o nome do destinatário e outros dados dele. Confira com muita atenção e evite o pagamento na hora caso suspeite de algo.
Para garantir sua segurança, mais uma vez repetimos: a Cooperativa NUNCA:
❌ Solicita – pessoalmente, por telefone, chat ou e-mail – as suas senhas de acesso (seja de conta on-line, aplicativo ou cartões);
❌ Solicita acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações de senhas;
❌ Agenda a entrega ou retirada de cartões em outros locais que não sejam os Postos de Atendimento;
❌ Publica links ou dicas em outros perfis.
Recebeu um boleto suspeito ou tem alguma dúvida? Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou ligue para o SAC 0800 647 2200.