Uma pesquisa feita pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos revela que o número de tentativas de fraudes envolvendo contas bancárias, por exemplo, saltou de 22% em dezembro de 2021, para 31% em junho de 2022.
Foi descoberto também que desde o início da pandemia, em 2020, as tentativas de golpes financeiros contra pessoas na faixa etária dos 60 anos aumentaram cerca de 60%, sendo que pedidos de dados pessoais e senhas estão entre os mais comuns.
Para ajuda-lo a se proteger, confira abaixo alguns dos golpes mais praticados no momento e as dicas para você não cair neles:
Nos sites de busca sempre verifique se o endereço da URL do site está correto. Por exemplo, o nosso site oficial é: www.credcrea.coop.br. Se você procurou pelo nome da CredCrea na internet e não encontrou o endereço acima, é golpe!
Como se proteger?
Antes de clicar no link, verifique se está escrito corretamente ou se há erros de ortografia. Caso encontre um desses links falsos, não acesse e entre em contato conosco pelos canais oficiais.
O WhatsApp se tornou um campo fértil para os golpistas. O golpe mais comum é o de clonagem de contas. Após a clonagem, eles enviam mensagens para os contatos, passando-se pela Cooperativa, pedindo informações como a sua senha e frase secreta. Também podem enviar links e pedir para acessar o seu celular à distância, para instalar aplicativos, e desta forma roubam seus dados.
Como se proteger?
Nas configurações do aplicativo, clique em “Conta”, depois em “Confirmação em Duas Etapas” e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha. Assim você diminui a chance de golpistas roubarem seu número. Outra dica é deixar sua foto de perfil pública apenas para os seus contatos, assim ninguém a utiliza para golpes.
Além disso, nunca compartilhe o código de segurança. E caso receba mensagens de parentes ou conhecidos pedindo dinheiro emprestado, confirme a identidade de quem está do outro lado. E desconfie de mensagens pedindo dinheiro de contatos conhecidos com números novos.
O Pix é seguro e facilita muito a nossa vida, mas se tornou alvo de pessoas mal-intencionadas que fingem ser instituições financeiras e enviam notificações falsas de transações imaginárias ou solicitam um suposto cadastro da chave Pix em sites falsos.
Como se proteger?
Dica extra: no App Ailos, você pode ajustar o limite (em reais) que autoriza a transferência via Pix para garantir um maior controle das suas finanças.
Desconfiou de qualquer outra situação?
Entre em contato com o SAC, pelo número exclusivo 0800 647 2200 – este é o único número oficial de atendimento da Cooperativa.
O atendimento é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 20h aos sábados, domingos e feriados. Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740. Você também pode acionar o SAC pelo chat da Conta Online, nos mesmos horários.